O que não pode faltar em uma cozinha planejada?

Publicado em 04/07/2023

Compartilhe:

Descubra os itens indispensáveis para a sua cozinha planejada e transforme seu espaço em um ambiente funcional e cheio de estilo. Leia!

A cozinha é um lugar muito importante em uma casa, especialmente para os amantes da gastronomia que criam novos pratos e receitas todos os dias. Além disso, se a sua cozinha conta com mesa ou bancada, ela se torna um espaço feliz de convivência com amigos e família.

Nesses momentos, a estética e a funcionalidade contam muito. Por isso, vale a pena investir em ambientes com móveis planejados, para que você aproveite ao máximo cada centímetro. Dessa maneira, você pode ter um espaço criado sob medida do jeitinho que tanto deseja.

7 itens básicos que toda cozinha planejada deve ter

A cozinha planejada permite a utilização eficiente do espaço, contribuindo com a organização e a ergonomia do local, além de proporcionar beleza e elegância. Mas para que o seu projeto esteja completo, existem alguns itens básicos que não podem faltar.

Pensando nisso, trouxemos um checklist com ideias para a sua redecoração. Confira.

1. Gavetas e armários de todos os tamanhos
 
Cozinhas precisam de repartimentos bem grandes, afinal, para você guardar aquela panela de pressão e espagueteira maravilhosas, muito espaço deve ser reservado.
Mas armários e gavetas de outros tamanhos também são necessários, inclusive para armazenar utensílios pequenos, como os talheres. Você também pode usar organizadores para criar divisórias e evitar que os itens se misturem.
Os armários verticais são uma ótima opção e não podem ficar de fora. Esses modelos são úteis para acomodar vassouras, rodos e aspiradores de pó.

2. Bancada

As bancadas podem servir como uma área onde você prepara os seus alimentos ou como base para preparar e saborear as refeições. Mármore, granito e quartzo já são tendências no mercado de cozinhas planejadas, e, além disso, são materiais de ótima qualidade.
Não se esqueça de escolher bancos confortáveis para a família curtir o momento com você. Aqui, é interessante pensar em opções com encosto ou até mesmo acolchoadas, caso você pretenda passar bastante tempo na bancada.

3. Despensa

Toda cozinha precisa de uma despensa. É ali que você pode armazenar os alimentos perecíveis e também, alguns produtos de limpeza. Portanto, não tenha medo de adicionar mais armários, gavetas e prateleiras.
A despensa também deve contar com tanque e espaço para a máquina de lavar roupa. Então, na hora de planejar os seus móveis, é preciso considerar estes fatores.

4. Tomadas bem posicionadas

Pode parecer besteira, mas muitos projetos acabam deixando as tomadas de lado, prejudicando o bom funcionamento da cozinha. Os eletrodomésticos exigem muitas tomadas, portanto, é fundamental colocá-las no checklist de itens básicos do projeto.
Uma boa solução para isso é usar as torres de tomadas, aplicando-as no tampo do balcão ou da ilha central. A vantagem é que elas ficam escondidas e podem ser acessadas facilmente.

5. Prateleiras

A prateleira aberta é ideal, afinal, ela decora a sua parede e ainda garante que você tenha mais um lugar para guardar potes, azeites, vinagres, temperos, xícaras, pratos e outros utensílios.
Com as prateleiras, você também mantém tudo ao seu alcance e dispõe de praticidade na hora de colocar a mão na massa.

6. Iluminação adequada

A iluminação é outro fator essencial em projetos de ambientes planejados. Certifique-se de que a sua cozinha esteja bem iluminada, com pontos de luz estratégicos sobre a pia, o fogão e o local onde você fará as refeições.
Uma ótima ideia é usar iluminação embutida em armários para garantir que o ambiente tenha luz o suficiente. Mas além das luzes direcionais, não se esqueça das luzes gerais: é importante contar com lustres e lâmpadas que iluminem bem todo o lugar.

7. Móveis planejados da Italínea

Por fim, o que definitivamente não pode faltar na sua cozinha são os móveis da Italínea. Desenvolvemos o seu projeto de felicidade com a ajuda dos melhores especialistas, transformando o seu lar em um ambiente perfeito.

Entre em contato e redecore a sua casa, a Italínea tem as mais diversas opções para você criar o ambiente planejado dos sonhos.

Artigos relacionados

3 tipos de vidro para inovar nos seus projetos
Lançamentos Coletânea Italínea
3 Itens de decoração para transformar sua cozinha

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italineaatlantica
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.