Bancada funcional: a essência da cozinha planejada

Publicado em 17/07/2023

Compartilhe:

Descubra a versatilidade da bancada funcional na cozinha planejada. Espaço otimizado e design único para seu dia a dia perfeito. Saiba mais!

Muitas vezes, a cozinha é o coração de um lar, e, para garantir funcionalidade, estilo e praticidade nesse ambiente, é necessário investir em uma bancada funcional. Esse item vai muito além de um simples espaço de preparo de alimentos: ele também é versátil e oferece conforto e outras vantagens.

Uma bancada é uma escolha inteligente e ideal para quem deseja criar um projeto duradouro. As opções variam, indo de formatos que são em "L" e "U" até ilhas centrais. Além disso, elas também podem ser usadas para dividir ambientes.

Por que ter uma bancada em uma cozinha planejada? 

Existem muitos motivos para você investir em uma cozinha com bancada. Lembre-se de que, neste espaço, você não vai apenas cozinhar, mas também conviver com sua família e suas amizades. Portanto, torná-lo organizado e agradável é essencial.

Confira algumas das principais vantagens.

Espaço de preparo

Uma ampla bancada bem projetada oferece uma área de preparo de alimentos para você picar, cortar, fatiar e misturar ingredientes sem fazer bagunça. Com um bom espaço, é possível manusear todas as suas panelas, tigelas e pratos de maneira prática. 

Assim, você também aproveita a sua experiência culinária ao máximo.

Armazenamento

Além de oferecer um espaço de trabalho, a cozinha planejada com bancada pode ser projetada para incluir armários e gavetas. Essa funcionalidade se torna útil para guardar utensílios de cozinha, como pratos, talheres, copos, panelas e até mesmo alguns alimentos.

Ter tudo isso ao alcance das suas mãos na hora de cozinhar facilita muito. E por fim, a sua cozinha fica muito mais organizada e limpa, eliminando a necessidade de acumular acessórios em cima da mesa e da pia.

Facilidade na limpeza

Outra vantagem de uma bancada é a sua limpeza rápida e simples. Com uma superfície lisa e de boa qualidade, é fácil passar um pano úmido para remover migalhas e resíduos. É claro que a escolha dos materiais também contribui para essa praticidade, evitando manchas e danos.

Confira alguns dos materiais mais usados em projetos de bancadas:

  • Granito: este é um elemento de grande duração e resistência e está disponível em uma ampla variedade de cores e padrões. Por ser fácil de limpar e ter uma estética atraente, é muito usado em casas modernas com ambiente mais clean.
  • Mármore: é conhecido por ser um material que traz elegância e beleza em qualquer projeto de casa nova. Por ser mais macio que o granito, é um pouco mais suscetível a manchas e riscos, mas muitas pessoas apreciam o toque de sofisticação que ele oferece.
  • Quartzo: a pedra de quartzo é um elemento composto que é durável e muito resistente a danos. Além disso, não requer selagem regular, o que o torna uma escolha interessante para cozinhas.
  • Superfícies sólidas: alguns materiais como Corian e o Silestone são feitos de resinas acrílicas combinadas com minerais. Eles são muito versáteis e vão bem com todo o tipo de decoração. Também são muito resistentes e oferecem uma aparência diferenciada em casas e apartamentos.
  • Aço inoxidável: o aço inoxidável é uma opção popular em cozinhas comerciais e já está se tornando tendência nas decorações residenciais. É higiênico, fácil de limpar e adiciona um estilo industrial e contemporâneo ao local. 

Sempre consulte profissionais da área de arquitetura e design de interiores para ajudar você na escolha do material mais adequado às necessidades do seu projeto. Entre em contato com a equipe da Italínea.

Área de convivência

Uma bancada planejada também permite que você tenha um espaço para conviver com suas amizades e familiares. Você poderá usá-la para fazer refeições, oferecer aperitivos para as visitas, servir lanches, petiscos, entre outras ideias.

Adicione banquetas ou cadeiras altas para tornar o local mais agradável. Essa utilidade da bancada é muito bacana, especialmente se ela estiver integrada com a sala. Afinal, as visitas podem comer ali e, ao mesmo tempo, interagir com mais pessoas em um ambiente fora da cozinha.

Design do ambiente

Além de todos esses benefícios, não podemos nos esquecer da estética. Uma bancada funcional também contribui para que o lugar, onde você vive, seja mais bonito, elegante e acolhedor.

A Italínea pode desenvolver o seu projeto de móveis planejados, garantindo todas as vantagens que citamos no artigo, além de criar o lar dos seus sonhos. Entre em contato e realize o seu futuro de felicidade com a gente.

Artigos relacionados

Lançamentos Coletânea Italínea
3 Itens de decoração para transformar sua cozinha
Por dentro do Universo Italínea - Conheça as principais diferenças entre o Laminado BP e BP Brilho

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italineaatlantica
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.